5 Dicas para armazenar o seu vinho corretamente

5 Dicas para armazenar o seu vinho corretamente

Você sabia que a maneira como você armazena seu vinho pode influenciar significativamente em seu sabor e qualidade? Pensando nisso, separamos cinco dicas que são essenciais na hora em que você for guardar vinhos em casa:

  1. Luz

Não deixe a garrafa exposta à luz intensa. Mantenha sempre o vinho no escuro ou sob luz necessária para que apenas os rótulos sejam lidos.

2. Umidade do ar

A umidade ideal do ar para armazenar um bom vinho está entre 60% e 70%. Acima disso, pode haver proliferação de fungos na bebida. Em ambientes com a unidade baixa – inferior a 60%, as rolhas são afetadas, podendo vazar líquido.

3. Temperatura

O importante é deixar o vinho em uma temperatura moderada –  em média 13ºC. Frio em excesso torna o processo de envelhecimento muito lento. Já temperaturas muito elevadas aceleram a evolução dele, correndo o risco de estragar a bebida. Fique atento também a variação excessiva de temperatura, ela também é prejudicial ao vinho.

4. Ventilação

Os vinhos devem permanecer longe de produtos de químicos como os de limpeza, o local que você guarda, seja uma adega ou não,  deve estar sempre abem arejado.

5. Posição

Guardar o vinho em pé ou deitado faz diferença? A maneira correta para armazenar suas garrafas de vinho é na posição horizontal. Assim as rolhas estarão sempre em contato com o vinho, mantendo-se hidratadas e inibindo a entrada de oxigênio nas garrafas, que oxidariam a bebida, afetando seu, sabor, cor e também aroma.

Quais dos cuidados acima você costuma ter na hora de guardar seus vinhos em casa? Conta para gente 🙂

 

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *