As duas grandes famílias da cerveja: Ale e Lager

As duas grandes famílias da cerveja: Ale e Lager

Quem é cervejeiro de carteirinha sabe que são inúmeros os estilos de cervejas existentes, não existem números, muito menos exatos.  Mas ao contrário dos estilos de cerveja, os tipos de cerveja são apenas dois: Ale e Lager. Provavelmente você já ouviu falar desses tipos, principalmente do segundo, que é o tipo que mais vende aqui no Brasil. Mas o que elas tem de especial? Vamos te contar um pouquinho sobre os diferentes tipos de cerveja.

  1. Lager

As cervejas da família Lager são de baixa fermentação. Em sua grande maioria são estilos de cervejas mais leves e claras, mas também temos dentro dessa família uma grande variedade de cores, aromas, potência de corpo e complexidade. Alguns exemplos:

Pilsen: O estilo de cervejas mais vendido no Brasil. Douradas, brilhantes, quem apresentam leve amargor. A Pilsen foi criada na cidade de Pilsen (na atual República Checa). A bebida era uma cerveja lager mais clara, que passou a ser chamada de Pilsen ou Pilsener. Aos poucos, foram surgindo diversas variações e estilos, como o Bohemian Pilsner, German Pilsner e Classic American Pilsner.

Schwarzbier: É um estilo de cervejas escuras feitas a partir de maltes torrados. Possui aromas estonteantes de torrefação, que lembram chocolate, café e cacau. Apresenta baixo para médio corpo e de paladar seco ao final.

Bock: Em sua maioria avermelhadas, mas temos as versões e também escuras. Apresentam aromas maltados, médio corpo e teor alcoólico superior a 6,3%.

 

  1. Ale

As cervejas da família Ale são as cervejas de alta fermentação. Normalmente possuem maior corpo e de paladar frutado. Mas os seus gostos e aromas são os mais variados. Alguns estilos mais famosos:

Weizenbier ou Weissbier: Cervejas de trigo típicas Bavária, região mais ao sul da Alemanha. Na sua grande maioria são não filtradas, mas também existem as versões filtradas.

Stout: Estilo de cerveja típico do Reino Unido e Irlanda, a marca mais conhecida é a irlandesa Guinness. Apresenta aromas e sabores de torrefação, e dependendo da variante do estilo ela pode ter baixo ou alto corpo.

Dubbel: Estilo típico belga, de coloração marrom, desperta aromas frutados, médio e corpo e equilibrado sabor.

 

👉 Aproveite o nosso Festival de Cervejas, com preços imperdíveis! Passe em uma de nossas cinco lojas.

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *