Vinho e Carnaval: Um encontro antigo

Vinho e Carnaval: Um encontro antigo

Carnaval e o Vinho andam lado a lado há muito tempo. Sabe por que? Conta a lenda que Díonisio, o Deus do vinho, iniciou as comemorações do que conhecemos hoje por Carnaval.

Mas quem era Dionísio?

Ele é conhecido pela mitologia grega como Dionísio, ou Baco, na versão romana.  E era considerado o Deus do Vinho, pois tinha os conhecimentos e segredos do plantio e colheita da uva para a produção da bebida.

Ele começou a festa, lá nos primórdios após percorrer o continente asiático, quando voltou para sua cidade natal e iniciou um culto a si mesmo através de uma série de comemorações.

Essas comemorações são consideradas o  berço do Carnaval atual. A festa é originalmente fruto dos cultos agrários da Grécia Antiga. Como a sociedade da época era baseada na agricultura, as comemorações pela fertilidade e produtividade do solo eram muito comuns.

A alegria, os prazeres da vida e os efeitos do vinho eram temas recorrentes. A festa já existia, mas foi Dionísio quem a modificou e a tornou conhecida, transformando a tradição em algo de grandes proporções.

Com o passar dos anos, a comemoração foi ganhando forma dos povos que a dominavam, e se tornou o que nós conhecemos hoje.

Viu só?! Vinho e Carnaval tem tudo a ver 😊

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *