Como combinar vinho e chocolate?

Como combinar vinho e chocolate?

Páscoa é sinônimo de muuuuito chocolate! Não dá para resistir, não é mesmo? Assim como o vinho, o chocolate apresenta uma complexidade de sabores e texturas, que pode ficar ainda melhor se harmonizado com vinho certo.

A dificuldade está na doçura que atrapalha a harmonização porque ela acaba se sobressaindo no paladar e dificultando a percepção dos demais sabores.

Por isso, o nosso sommelier Washington Uchôa separou dicas para ajudar na hora da escolha.

Chocolate ao Leite

É um dos mais famosos tipos de chocolate, e também um dos mais doces. Por isso, devido ao açúcar e a gordura, para acertar na harmonização aposte em um vinho do Porto Tawny ou vinho da Ilha da Madeira, assim não ficará enjoativo e realçará os sabores.

Sugestões: Porto Messias 10 anos, Porto Coroa de Rei Tawny, Porto Royal Oporto 10 ou 20 anos, Porto Quinta do Portal Tawny, Porto Quinta do Noval Black, Porto Dow’s  Nirvana ou Tawny, Madeira Justino’s 10 anos.

Sugestões de Espumantes: Raro Moscatel, Casa Perini Moscatel, Cava Don Roman Demi, Freixenet Mia Moscato, Rivani Moscato.

 

Chocolate Branco

As borbulhas dos vinhos demi e moscateis, harmonizam como uma luva para esses chocolates.

Sugestões: Casa Perini Aquarela, Espum Sensacion Demi, Natureli Rose Frizz, Salton Series Moscatel

 

Chocolate Meio Amargo

Já aqui, a harmonização é diferente, com menos açúcar e mais cacau pode ser degustado com vinhos tintos mais sedosos e carnudos.

Sugestões: Marquês da Casa Concha Cabernet, Yscai Trapiche, Punto Maximo Merlot, Hugo Casa Nova Reserva Merlot, Von Siebenthal Montelig, Santa Carolina Reserva de Família Cabernet, Primitivo di Manduria Pazzia.

 

Chocolate Amargo

Como o percentual de cacau é mais elevado nos chocolates amargos, podemos partir para vinhos mais ligeiros e com pouca madeira ou espumantes e champagnes.

Sugestões: Baron de Valls Cabernet, Manz Penedo Lexim, Quinta do Portal Muros de Vinha, Casa do Salgueiro, Meia Encosta Tinto, Porca de Murça Tinto, Espum Raro Brut, Espumante Contri Brut, Casa Valduga Arte Brut, Champgnes Möet & Chandon

Além de vinhos e espumantes aqui na Adega Brasil você encontra chocolates especiais para adoçar a sua Páscoa. Passe em uma de nossas cinco lojas 😉

 

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *