Como harmonizar vinho e pratos vegetarianos?

Como harmonizar vinho e pratos vegetarianos?

Harmonizar vinho e comida vegetariana parece impossível? Calma! Separamos algumas dicas para você aprender a combinar desde os vinhos brancos até os tintos mais encorpados.

O segredo dessa harmonização está em entender qual é o sabor que mais se destaca entre todos os ingredientes do prato e, então, escolher a bebida certa.

  1. Ervas

O tempero com ervas é bastante utilizado em pratos vegetarianos. A harmonização vai depender de como elas são utilizadas.  Se forem usadas para cozinhar, recomenda-se acompanhar com vinhos tintos leves, como o Carménère, o Merlot, o Malbec e o Syrah, já que muitos taninos poderiam cobrir os sabores do prato.

  1. Queijos

A harmonização de queijos e vinhos varia de acordo com o tipo de queijo. Os queijos fetta, queijo de cabra fresco, por exemplo, combinam perfeitamente com vinhos brancos de boa acidez, como o Sauvignon Blanc, o Pinot Grigio. Já queijos fortes como o Gruyère, o Roquefort, o Mont d’Or, etc, combinam com tintos como o Cabernet Sauvignon e o Syrah.

  1. Ovos, aspargos e limão

Os três são alimentos dominantes, que deixam pouco espaço para os vinhos, então, quando o preparo do prato deixar o sabor de algum desses ingredientes em evidência prefira outras bebidas. Mas, se eles forem sutis, vale apostar nos outros sabores do prato para escolher o vinho ideal.

A resposta para essas harmonizações é encontrar o equilíbrio. Quer mais dicas para harmonizar o seu prato vegetariano? Passe em uma de nossas lojas e converse com nossos sommeliers!

O vinho perfeito você encontra aqui 😊

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *