Descubra como combinar vinho e risoto

Descubra como combinar vinho e risoto

O risoto é sempre um prato sofisticado que harmoniza muito bem com vinho.  O segredo para acertar na escolha é prestar atenção nos ingredientes utilizados na receita, pois são eles que  vão determinar qual o melhor vinho para a harmonização.

Uma harmonização bem versátil é a com espumantes brut, que acompanham bem os risotos, dos mais leves aos mais encorpados, inclusive os que têm frutas como um dos ingredientes. Outro vinho que combina com a maioria dos risotos é o Rosé, se estiver com dúvidas pode apostar nessa opção, o frescor e a leveza caem muito bem com o prato.

Mas para harmonizações mais especificas temos algumas dicas. É fã de risoto base  de queijos ou de legumes? Aposte em um bom Chardonnay!

Ja para risoto de limão, de salmão, de queijos azuis ou de frutos do mar o vinho que mais se encaixa é o  Sauvignon Blanc.

Os tintos Pinot Noir vão bem com risoto de carne, linguiça, charque, cordeiro ou cogumelos.  Para quem gosta de risoto de bacalhau, o sabor marcante e gorduroso pede um Merlot, ou um bom Vinho Verde.

Aqui na Adega Brasil você encontra vinhos para harmonizar com o seu estilo favorito. Passe em uma de nossas cinco lojas e aproveite 🙂

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *