Dia Mundial da Saúde: 5 benefícios do vinho para a saúde

Dia Mundial da Saúde: 5 benefícios do vinho para a saúde

 

Você sabia que hoje é Dia Mundial da Saúde? Não poderíamos deixar de listar alguns dos benefícios que o vinho traz para a nossa saúde:

 

1) Faz bem para o coração

O consumo moderado, cerca de uma ou duas taças diárias, pode reduzir as doenças cardiovasculares em até 20%. A explicação, segundo inúmeros estudos, é que o álcool desenvolvido na bebida reduz a formação de placas que podem entupir artérias, aumenta o colesterol bom ao mesmo tempo em que reduz o colesterol ruim e inibe a coagulação do sangue, o que diminui o risco de aterosclerose.

 

2) Pode diminuir a chance de diabetes.

Nesse ponto não são apenas os vinhos, mas também sucos e a própria uva, que facilita a regulação do nível de açúcar no sangue. Estudos apontam que isso acontece devido aos componentes não alcoólicos do vinho tinto, que têm um efeito benéfico sobre o açúcar no sangue e a função da insulina.

3) Ajuda na memória

O vinho pode melhorar as funções cerebrais. O consumo moderado de vinho tinto pode ajudar na memória dos mais esquecidos. Além disso, também ajuda a prevenir doenças como Alzheimer e demência.

 

4) Pode reduzir sintomas da depressão

Um estudo com mais de cinco mil homens e mulheres demonstrou que aqueles que consumiam quantidades moderadas de álcool, principalmente vinho tinto, cerca de dois a sete doses por semana, apresentaram taxas mais baixas de depressão em comparação a pessoas que não ingeriam nenhum tipo de bebida alcoólica.

 

5) Mais felicidade

O consumo, moderado, de vinho libera endorfina, a substância química que nos proporciona o bem-estar. Ou seja, beber vinho causa relaxamento e deixa os momentos mais divertidos. Existe até um estudo sobre isso, realizado na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

 

Que tal brindar o Dia Mundial da Saúde com uma boa taça de vinho?

 

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *