Harmonização com Cabernet Sauvignon

Harmonização com Cabernet Sauvignon

A Cabernet Sauvignon é uma uva muito versátil e combina com muitos pratos. A tendência é de que os seus vinhos tenham cor escura, mas isso dependerá muito de como foi o amadurecimento das uvas e sua vinificação.

O aroma típico da Cabernet Sauvignon lembra cassis, amoras, cerejas, ameixas, menta e eucalipto. Já os tostados, baunilha, café e caramelo, estão ligados ao amadurecimento em carvalho.

O filé ao molho madeira é clássico, não é mesmo? E sabia que esse prato cai super bem com um vinho Cabernet Sauvignon? O toque amadeirado do molho, a carne vermelha e a uva combinam muito bem. Por isso, se você quer uma receita que seja sucesso na certa, pode apostar sem medo nessa opção.

Separamos uma receita para você experimentar essa harmonização:

Ingredientes

4 fatias de filé mignon

200 g de cogumelos paris

1 colher de sopa de óleo

2 colheres de sopa de manteiga

2 colheres de sopa de cebolas bem picadas

¼ de xícara de vinho Madeira

½ xícara de caldo de carne

1 colher de chá de extrato de tomate

Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

Tempere a carne com sal e pimenta e reserve. Depois, pique os cogumelos em fatias finas. Em uma frigideira grande, passe os filés por mais ou menos 15 minutos, alternando o lado da carne a cada 5 minutos, em fogo alto. Em seguida, reserve a carne em uma travessa grande. Na mesma frigideira, derreta uma colher de manteiga, refogue os cogumelos até que comecem a soltar água e acrescente a cebola picada. Adicione o vinho e mexa por alguns segundos.

Sem deixar de mexer, adicione o caldo de carne, o extrato de tomate e mais uma colher de manteiga. Sal e pimenta a gosto. Reduza o molho em fogo médio por cerca de 5 minutos ou até obter uma consistência encorpada. Sirva com o filé mignon.

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *