Qual a relação entre a água e o vinho?

Qual a relação entre a água e o vinho?

Hoje é Dia Mundial da Água. Mas o que água e vinho tem em comum?

Se você tem o costume de apreciar um bom vinho, com certeza já reparou que o sommelier oferece primeiramente água como acompanhamento, antes mesmo de escolher o vinho. Muita gente pode estranhar o costume, mas é fato: “Onde há uma garrafa de vinho, há um jarro de água”.

Existem duas explicações para isso: A primeira é referente a hidratação. O vinho é uma bebida diurética, ou seja, contribui para eliminação de líquidos do nosso organismo e inclusive potencializa os efeitos da ressaca na manhã seguinte. Beber um pouco de água entre uma taça e outra de vinho permite que o corpo se reidrate durante uma degustação.

A segunda explicação é que a água ajuda na limpeza do paladar. O vinho é uma bebida marcante, com diferentes tons e aromas, e durante uma degustação um vinho pode interferir no sabor do outro. Um copo de água pode ajudar a limpar o paladar para diferenciar cada vinho. E a prática também vale para as refeições, limpando o gosto e deixando espaço para todos os aromas e sabores do vinho.

E se ficar na dúvida entre água com ou sem gás: Vai do gosto de cada um. O importante é lembrar de se hidratar entre uma taça e outra de vinho!

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *