Receita harmonizada: Salada Caprese e vinho!

Receita harmonizada: Salada Caprese e vinho!

E para o clima da Primavera, que tal uma receita harmonizada com um bom vinho? A estação é marcada pelo clima ameno e por isso uma receita leve vai muito bem! Olha só essa Salada Caprese com a dica certa para você harmonizá-la 🙂

Ingredientes para a salada:

1 kg de mussarela de búfala

5 tomates

6 folhas de manjericão lavadas

azeite de oliva a gosto

sal a gosto

molho pesto a gosto

Para o pesto

2 xícaras (chá) de folhas de manjericão fresco

2 dentes de alho

3 colheres (sopa) de pinolis ou de nozes sem casca picadas

1/2 xícara (chá) de parmesão ralado

1/2 xícara (chá) de azeite de oliva

pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo: Numa tábua, corte a mussarela em fatias. Transfira para uma tigela, tempere com sal e regue com um fio de azeite. Com uma colher, misture as rodelas delicadamente. Reserve. Corte também os tomates em fatias. Transfira para um escorredor de macarrão e tempere com uma pitada de sal. Com as mãos, misture os ingredientes e deixe escorrendo enquanto prepara o molho. Na hora de servir, faça uma pilha alternado 4 fatias de tomate com 4 fatias do queijo em cada prato. Entre as fatias, espalhe um pouquinho de molho pesto. Decore com as folhas de manjericão e sirva a seguir. Se preferir, arrume as fatias numa travessa, formando uma escama.

Decore com as folhas de manjericão e sirva o molho à parte. Para o pesto. Para medir a quantidade das folhas de manjericão, aperte-as bem na xícara. Lave as folhas de manjericão e descasque os dentes de alho. Coloque todos os ingredientes no processador de alimentos ou no liquidificador e bata até obter uma pasta homogênea.

Se preferir, triture os ingredientes no pilão. Comece batendo o alho com os pinolis, acrescente o manjericão, em seguida, o queijo e, por último, o azeite. Tempere com um pouco de pimenta-do-reino e conserve num vidro esterilizado.

O melhor vinho para acompanhar a Salada Caprese é um Rosé, um vinho leve que vai realçar o sabor do seu prato.

 

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *